Last Updated on 10 de outubro de 2025 by Construsul
Saiba o que são pragas urbanas e por que ficar atentos com elas
Você já ouviu falar em pragas urbanas? Talvez ao ouvir essa expressão o seu primeiro impulso seja lembrar das pragas bíblicas e imaginar uma nuvem de gafanhotos atacando uma cidade. A realidade, no entanto, é um pouco diferente disso, apesar de não ser menos perigosa.
O QUE SÃO PRAGAR URBANAS?
Dá-se o nome de praga urbana a qualquer inseto ou animal que invade o ambiente urbano e provoca danos à saúde do ser humano, seja por meio de picada, mordida ou mesmo transmissão de uma determinada doença. Basta que você se lembre dos insetos e animais que lhe incomodam em sua casa, como baratas, ratos e mesmo pombos para que você descubra exemplos de animais que são considerados pragas urbanas.
EXISTE UMA ÉPOCA NA QUAL AS PRAGAS COSTUMAM APARECER MAIS?
Sim, no verão. A maior parte dos insetos e dos animais gera filhotes no inverno, porém é quando as altas temperaturas chegam que eles se proliferam e aparecem com maior frequência. Alguma vez você reparou que quando o tempo esquenta a incidência de baratas e mosquitos aumenta? Ou mesmo que a dengue é mais forte durante o verão? Pois saiba que é por esse motivo.
POR QUE ELAS SÃO CHAMADAS DE PRAGAS URBANAS?
Talvez você esteja se perguntando porque elas são chamadas de pragas urbanas e não de apenas pragas, correto? Essa nomenclatura é devida ao fato de que essas pragas são atraídas à cidade por conta do estilo de vida do ser humano, em especial daquele que vive em grandes centros urbanos, tendo o hábito de manter ambientes sujos e de depositar lixo em lugares inadequados.
QUAIS SÃO OS PERIGOS DESSAS PRAGAS?
O nome praga não é concedido de forma gratuita a esses insetos e animais, com o mesmo sendo dado pelo fato de que os mesmos são potenciais transmissores de doenças graves. Veja alguns dos principais problemas que as pragas urbanas mais comuns podem ocasionar:
- RATO: esse é um dos animais que melhor se adaptou ao estilo de vida do homem moderno, proliferando-se com eficiência nos grandes centros urbanos – na década de 70 e 80, por exemplo, Nova Iorque batalhou arduamente contra a proliferação desses roedores, que estavam causando problemas sérios. Eles podem carregar doenças graves, como por exemplo tifo, febre de mordida, triquinose e até mesmo leptospirose;
- BARATA: as baratas, assim como os ratos, se habituaram a viver bem no mundo moderno. Elas são resistentes, sendo capazes de viver mais de 3 anos, e podem provocar intoxicação alimentar, infecções, diarreia e outros tipos de contaminações;
- POMBOS: quem nunca viu um pombo pela cidade, não é verdade? Se você achava eles bonitinhos, no entanto, saiba que o seu apelido é “rato do céu”, por conta do grande número de doenças que eles são capazes de transmitir.
Comments are closed